Notícias Bombeiros Voluntários de Garibaldi
13/11/2024 às 13:27 // .
O Projeto Bombeiro no Agro tem como objetivo alcançar às comunidades do interior por meio de uma abordagem multidisciplinar, reconhecendo as dificuldades, particularidades e visando a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.
Foi realizado um levantamento das principais ocorrências dos últimos cinco anos atendidas nas comunidades do interior. Segundo a pesquisa, foram 721 ocorrências atendidas pelos Bombeiros e 424 atendimentos realizados pelo SAMU. Percebido o número de ocorrências e a dificuldade para acionamento e deslocamento das equipes de urgência e emergência, foram desenvolvidas ações que reforçaram o respeito com cada localidade, demonstrando empatia, com o intuito de orientar e capacitar quem vive na área rural, quanto a primeiros socorros, prevenção e promoção em saúde.
O Projeto capacitou 18 comunidades e 395 pessoas da área rural, quanto:
a) Valorização da vida;
b) Prevenção de doenças e acidentes;
c) Conhecimento sobre Primeiros Socorros;
d) Aptos a realizar qualquer chamado de urgência e emergência à equipe de Bombeiros e SAMU;
e) Conhecimento e conduta com relação a animais peçonhentos;
f) Como proceder em caso de incêndios e queimadas;
g) Convidar pessoas interessadas em participar do Curso de Formação para Bombeiro Voluntário;
h) O projeto também visa captar recursos para aquisição de materiais de treinamento para suporte às comunidades pertencentes a cidade de Garibaldi-RS.
Frente ao projeto está o Núcleo de Ensino Lírio Furlanetto, fundado em junho/2023 dentro dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, composto por 11 integrantes dispostos a incentivar o ensino e o conhecimento na Associação para o bem da população da cidade de Garibaldi/RS.
Adentrar as comunidades do interior proporcionando conhecimento e facilitando o aprendizado é um desafio, mas que gerou em nós dos Bombeiros Voluntários um sentimento de coragem e determinação em fazê-lo. Não é apenas ensinar, é desenvolver pessoas e proporcionar a troca de experiências com enfoque nas demandas prioritárias, possibilitando reflexão e engajando as pessoas quanto às ações de práticas e hábitos saudáveis, resultando, principalmente, na aproximação das comunidades atendidas.
A realização das ações permite a todos os envolvidos o entendimento de que a saúde é primordial e que é necessário trabalhar a prevenção. Existe o compromisso em garantir o direito e o acesso ao melhor atendimento em saúde por parte dos Bombeiros Voluntários e SAMU a toda a comunidade Garibaldense.
DEPOIMENTOS BOMBEIRO NO AGRO
Gelson Marina – Conselho de Agricultura
É um Projeto ótimo e muito bem desenvolvido. Com a dedicação dos bombeiros foi possível identificar e saber o que fazer em uma situação para ajudar quem tiver se machucado, trabalhando ou não. Gostaria de incentivar outras cidades a implantar esse projeto. A verdade é que fizemos muitas coisas erradas durante nosso dia a dia, pensamos que sabemos fazer tudo e não é assim. Tem que ter cuidado, ter noção de como aliviar dor e oferecer conforto. Da minha parte e, tenho certeza de que todos que fizeram o curso procuramos ter o saber e agir em um primeiro momento. Espero que o projeto amplie e se espalhe pelo estado, pelo país. O agro é um lugar onde existem muitos riscos e perigos e, quero muito incentivar as pessoas a fazerem. Da minha parte, da minha comunidade todos gostaram, todos acharam interessante e no decorrer no próximo ano, conversamos já com os bombeiros e vamos ampliar o projeto. Porque precisamos aprender mais. Agradecimento especial aos Bombeiros. Muito obrigada a todos. Abraço!
Rogério Aimi – Secretaria da Agricultura
Sou da Secretaria de agricultura do município de Garibaldi e na época do projeto Bombeiros no Agro, eu estava de secretário de agricultura e o bombeiro Thiago me chamou para apresentar o Projeto, achei muito interessante e com a ajuda do Conselho de Agricultura foi divulgado para as comunidades e eles também abraçaram fortemente essa ideia, principalmente o presidente Elias e no mesmo instante foi aceito levar para as comunidades. No início o pessoal via até com uma certa desconfiança, talvez algumas dúvidas sobre como iria funcionar, tinha uma questão de valores e que seria caro, mas os bombeiros sempre deixaram claro doação e que importante era passar conhecimento para a comunidade. Nos primeiros encontros percebemos que as pessoas gostaram, comentaram com vizinhos que era importante para todos agricultores.
As comunidades do interior sofrem muito quando precisam de atendimento ou quando demandam dos bombeiros, então é importante saber como salvar vidas ou ao menos atenuar um pouco os danos e saber como proceder no manuseio de máquinas e ferramentas, tratores. O Feedback que tivemos ontem foi muito bom e todos ficaram com aquele gostinho de querendo mais. Foi só a primeira etapa do projeto e tem tudo pra crescer, talvez com carga horária maior ou com vários dias. Deixo como ponto de melhoria, como foi muito junto, talvez mais espaçado com horário maior e com mais tempo, seja mais bem aproveitado e dê mais frutos.
E no que depender da secretaria de agricultura sempre junto e sempre apoiando qualquer atividade que os bombeiros queiram fazer no interior, ainda mais para levar conhecimento, que sabemos que todo mundo ganha. Temos uma preocupação com incêndios nos parreirais, tempo seco e cobertura de solo, chegar pegar fogo essa palhada, o estrago é enorme e acaba com plantação e renda do nosso agricultor. E além de preservar vidas, preservar o capital dos nossos produtores.
Diego Facchinele – Conselho de Agricultura/Marcorama
Agradecer e dizer que o curso Bombeiros no Agro foi um sucesso. Todas as pessoas que participaram ficaram muito felizes, inclusive por terem lembrado do pessoal da agricultura e pelo momento de aprendizado. Esperamos que possa a cada ano melhorar e ter mais participantes.